Notícias

20 de Outubro de 2018

1º Encontro das Famílias Fissuradas

Sábado de sol, um dia agradável, ideal para reunir as famílias no Parque Theobaldo Dick, em Lajeado. O evento promovido pela Comunidade Amigos Lábio Leporino e Fenda Palatina, com apoio da FUNDEF Lajeado, Associação de Pais e Amigos da Fundef (APAF), Smile Train e As Fissuradas atraiu dezenas de pessoas, entre colaboradores, pacientes, familiares e comunidade em geral. Destaque para a presença de Mariane Goes, diretora de área da América do Sul, da ONG Smile Train.

Ela veio para o Estado depois de participar intensamente da IV Semana Nacional de Fissura Labiopalatina Smile Train, no Brasil. Este ano foram mais de 20 centros envolvidos que desenvolveram atividades para divulgar a causa. "Eu acredito que a missão maior da Smile Train é reabilitar vidas de pacientes fissurados e ao reabilitar vidas contamos não só com a vida dos pacientes, mas dos pais, dos tios e avós , e essa proximidade com as famílias é fundamental. Nós temos cada vez mais estar próximo das famílias, participando de eventos como este, para que podemos ouvir qual é a necessidade delas, angustias e dúvidas. Com isso, conseguir pensar em projetos de melhorias, trabalhar junto com os centros parceiros, como a FUNDEF e chegar na melhor resolutividade para esses problemas."

O presidente da FUNDEF Alain Viegas Detobel destacou a parceira com a Smile Train que já dura quase uma década e a importância de eventos como esse para promover os fissurados. "Um encontro como esse entendemos que é o primeiro de muitos que vão acontecer, e só vem abrilhantar e reforçar a importância da Semana do Sorriso. Eu sempre destaco que o paciente fissurado, a família do fissurado são muito envolvidos, tocados pela doença e pelo tratamento, mas os demais ao redor nem sempre percebem. E esses movimentos permitem que mais pessoas se envolvam, conheçam e se integram na causa."

O objetivo do encontro foi a troca de experiências e principalmente a divulgação da causa ressaltou Patrícia Elisa Bender, que coordena a página Amigos Lábio Leporino e Fenda Palatina. " Pra nós é uma grande alegria estar junto com várias famílias fissuradas, amigos novos, podendo compartilhar alegrias, repartindo angustias. Importante para que a população possa conhecer a FUNDEF Lajeado, Smile Train, as páginas que divulgam a causa, que procurem tratamento, que tem como transformar esses sorrisos cada vez mais lindos. Hoje é um brinde ao sorriso, a essa alegria, pois como é bom saber que temos onde nos amparar, com um centro de reabilitação maravilhoso como a FUNDEF Lajeado, além de outros espalhados no país."

Marciana Moesch, mãe do Lucas de 10 anos frequenta a FUNDEF desde bebê. Ela ajudou na organização do evento e elogiou a iniciativa. "É bom porque no evento podemos trocar experiências. Se não fosse a FUNDEF eu não sei o que seria da minha família, gostamos muito do atendimento." Sentimento compartilhado pela Marilei Costa da Silva, mãe do Artur, de 6 anos. "Eu acho válido que mais pessoas conheçam a FUNDEF neste evento."A programação iniciou às 14 horas e se estende até às 18 horas, inclui roda de chimarrão, brinquedos infláveis e distribuição de material explicativo e brindes surpresas.